Ginecomastia

Cirurgia da Correção da Mama Masculina

logo

Tipo: Cirúrgico

logo

Duração: 60 minutos

logo

Complexidade: 3 de 5

Objetivos

O objectivo da cirurgia de ginecomastia é reduzir o tamanho da mama aumentada, removendo tecido gordo e glandular e assim restituir o contorno natural do peito masculino.

Aspetos Principais

Para identificar a ginecomastia basta observar o tamanho e a forma do peitoral masculino. O aumento das mamas é muitas vezes perturbador e vergonhoso para o homem, pois está associado a fatores psicológicos, como o embaraço na vida intima, nas actividades desportivas  e em outras atividades sociais.
Antes da cirurgia de ginecomastia, é examinado se a mama aumentada é constituída fundamentalmente por gordura, ou por tecido glandular.
Acumulações de gordura podem ser removidas por lipoaspiração. Esta é feita através de pequenas incisões na pele, que poderão se na zona do mamilo ,cavidade axilar ou na região esternal, que, normalmente ,mal se vêem mais tarde. Se o aumento da mama for constituído fundamentalmente por glândula, a remoção do tecido é feita por uma pequena incisão na margem da aréola.
Os tipos de ginecomastia:
  • Ginecomastia de grau 1, em que ocorre o aparecimento de uma massa de tecido glandular mamário concentrado, como um botão ao redor da aréola, não existindo acúmulo de pele ou de gordura;
  • Ginecomastia de grau 2, em que a massa de tecido mamário está difusa, podendo haver acúmulo de gordura;
  • Ginecomastia de grau 3, em que a massa de tecido mamário está bastante difusa, havendo também, além da gordura, excesso de pele no local.

Quanto maior o grau do tipo de ginecomastia, mais complexo é o procedimento cirúrgico.

Cuidados Pré e Pós Operatórios

No pré-operatório recomenda-se diminuir (ou parar) o hábito de fumar e de usar aspirina ou medicamentos que contenham ácido acetil salicílico, que afetam o tempo de sangria e de coagulação.
Também se recomenda a interrupção de medicamentos para emagrecimento e o consumo exagerado de bebidas alcoólicas, 10 dias antes da cirurgia.
Qualquer alteração no estado físico (gripes ou indisposições) devem ser comunicadas ao médico.
Na véspera alimentar-se levemente e jejum absoluto a partir da meia-noite do dia da cirurgia.
No pós-operatório, poderá deambulart, tomar duche, conduzir e fazer quase tudo a partir do dia seguinte. Actividades que requerem mais esforço físico só 3 a 4 semanas depois.

Marcar Consulta

Detalhes de Contacto

Telemóvel

Morada

Unidade Cirurgica Plástica Hospital Lusíadas, Avenida da Boavista 171, 4050-115, Porto

Your Details
Let us know how to get back to you.

How can we help?
Feel free to ask a question or simply leave a comment.

Precisa de Ajuda?